Agorafobia

Agorafobia, assim como a Fobia Social, pode ser considerada um tipo de fobia específica que merece um artigo só para ela. Isso acontece porque na Agorafobia os sintomas estão associados a pensamentos muito específicos. Além disso, a Agorafobia está quase sempre presente no Transtorno do Pânico, tornando-se um intensificador dos problemas associados a estre transtorno.

Agorafobia é uma palavra derivada do grego e formada pelas palavras ágora (que significa praça pública) e fobia (que significa medo). Essa designação, por si só, já diz bastante sobre este tipo de fobia, mas vamos explicá-la mais afundo através dos principais sinais e sintomas:

  1. A característica essencial da agorafobia são um medo ou ansiedade acentuado que é desencadeado pela exposição a pelo menos duas situações sociais específicas, como por exemplo:
    1. 1 Uso de transporte Público
    1. 2 Permanecer em espaços abertos
    1. 3 Permanecer em locais fechados
    1. 4 Permanecer em uma fila ou ficar no meio de uma multidão
    1. 5 Sair de casa sozinho
  2. Caracterizada por pensamentos que o sujeito tem em que acha que pode ser difícil ou embaraçoso fugir dessas situações temidas. Quando associada ao transtorno do pânico, ela pode pensar que a ajuda não estará disponível caso ela tenha um ataque de pânico.
  3. Essas situações agorafóbicas quase sempre provocam medo ou ansiedade e são ativamente evitadas. Constantemente requerem a presença de uma companhia.
  4. O medo ou ansiedade são desproporcionais ao perigo real apresentado pela situação.
  5. Duração de pelo menos seis meses e sofrimento clinicamente significativo, apresentando prejuízo em áreas importantes da vida do sujeito (escola, trabalho, família, etc), para um diagnóstico preciso.

Na tentativa de superar o medo e ansiedade, os indivíduos adultos podem se utilizar de estratégias inadequadas de automedicação, como uso e abuso de álcool e medicamentos sedativos. Em crianças, o estabelecimento do diagnóstico requer informações de diversas fontes, como escola e outros lugares de convivência da criança.

A agorafobia é, na maioria das vezes, comórbida (acontece em conjunto) com outros transtornos mentais, em especial com outros transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e transtorno por uso de álcool. Além disso, ela é tida como um dos mais incapacitantes transtornos mentais, devido ao fato de alguns pacientes ficarem completamente confinados em casa.

O tratamento da Agorafobia frequentemente requer o intermédio de uma equipe multiprofissional, onde o profissional de psicologia é indispensável. A Terapia Cognitico-Comportamental contém técnicas muito úteis para o tratamento do transtorno, como o uso de Mindfulness, treinamento em habilidades sociais, exposição interoceptiva, entre outros.

Deixe um comentário